terça-feira, 25 de março de 2008

História do Hóquei Subaquático

Como não poderia deixar de ser, cá vai um pouco de história sobre este grande jogo que é o Hóquei Subaquático.

O desporto foi inventado em 1954 por Alan Blake no recém-formado Southsea Sub-Aqua Club que inicialmente jogava no clube com outros mergulhadores incluindo John Ventham, Jack Willis, e Frank Lilleker em Eastney Piscina, Portsmouth, Inglaterra. Originalmente chamados de "Octopush" (e ainda conhecido principalmente por esse nome no Reino Unido hoje), pois era realizado com equipas de oito jogadores (daí "octo"), com um pequeno taco existente na época shuffleboard stick, chamado de "pusher" (Daí o "push"), um dispositivo apontador (semelhante a um disco) não revestido que era conduzido, chamado de "lula", mais tarde veio a ser conhecido como "choco", mas rápidamente se chegou ao "puck" (nome actual).

As primeiras regras foram testadas em dois jogos em 1954, e em novembro 1954 foi publicado um anúncio no conhecido jornal Neptuno. O objectivo do jogo era para manter os membros da Southsea Sub-Aqua Club no novo clube durante os meses de Inverno em que as águas gélidas da costa Britânica impediam idas ao mar para mergulhar. Os primeiros jogos entre clubes de "octopush" foram com equipas de Southsea, Bournemouth, Brighton, no início 1955.
O primeiro jogo chegou ao Canadá (e provavelmente para a América do Norte) em 1962 através Norm Liebeck, por um decidido instrutor de mergulho australiano e proprietário de uma loja de mergulho, que introduziu o desporto ao Vanquatics, um clube de mergulho em Vancouver anteriormente denominado o Wobbygongs. Dez anos mais tarde, a Underwater Hockey Association of British Columbia (UHABC) foi formada e recebeu apoio do governo BC.

As modificações substanciais dos equipamentos, constituição das equipas, dimensões do campo e outros factores têm contribuído para que o jogo se tenha tornado o desporto internacional jogado em mais de 20 paises incluindo, Australia, Nova Zelândia, França, Holanda, África do Sul, EUA, Inglaterra, Suécia, Hungria, Japão, Espanha e Portugal.

Internacionalmente o desporto é regulamentado pela Comissão de jogos Subaquáticos da Confédération Mondiale des Activités Subaquatique (CMAS), organização mundial de mergulho.

1 comentário:

Anónimo disse...

Dava a sensação de ser um desporto recente. Pelos vistos não.

Pode ser que se dê um Boom do hóquei, especialmente em Portugal.