domingo, 6 de abril de 2008

HÓQUEI SUBAQUÁTICO CNA COMO COMEÇOU?

Tudo começou em 2004 com um grupo de amigos praticantes de mergulho livre no Clube Natação da Amadora.


Algures entre as sessões regulares de treinos de apneia alguém começou a empurrar com as mãos, malhas dos cintos pelo fundo da piscina, fomo-nos juntando e facilmente passamos a jogar algo parecido com um "futebol aquático". A verdade é mesmo esta, sem sabermos o que era o Hóquei Subaquático tinhamos inventado o nosso próprio jogo. Em pouco tempo, pesquisamos na internet e encontramos então o Hóquei Subaquático. Desde a descoberta deste desporto que nos motivamos a conseguir condições para o praticar, contudo muitas eram as limitações; desconheciamos as regras e não tinhamos material adequado (Sticks, pucks, luvas, balizas), como podem calcular em Portugal ainda não se tinha ouvido falar deste desporto.


Lembro-me do nosso primeiro treino após a descoberta, todos equipados com barbatanas enormes e cortantes que utilizavamos no mergulho livre, com máscara, tubo e luvas de neoprene, pegarmos em palas de natação como tacos, enfim mais empurradores do que outra coisa, termos como nosso primeiro disco/puck uma malha de 1Kg do cinto de chumbos. Nostalgia é o que nos passa pela cabeça quando nos lembramos desses tempos.


Muitos foram os treinos a jogar este nosso novo desporto!


Umas semanas mais tarde, conseguimos encomendar uns tacos de madeira via internet, dos quais fizemos cópias artesanais numa carpintaria, bem como podem calcular as cópias tiveram alguns problemas técnicos, a madeira inchava, os tacos lascavam, toda uma serie de problemas que ao longo do tempo fomos resolvendo com mais encomendas de material.


Assim nos mantivemos até 2006, com alguma regularidade, a treinar algo parecido com Hóquei Subaquático.


Neste periodo conhecemos Alex Alcocer um praticante de Hóquei Subaquático em Espanha e que através da FPAS tinha um projecto de dinamizar o desporto Portugal. Foi grande a surpresa dele quando se deparou com um grupo de praticantes que já jogava regularmente. Foi então que o Alex nos dá um CD com as regras e movimentos básicos do Hóquei Subaquático, desde esse dia passamos horas a ver o CD e aplicarmos o que viamos nos treinos, aprendemos a rematar, passar, levantar o disco e alguns movimentos. Um avanço enorme, pois junto com esse CD vinha também um puck/disco. Lembro-me do dia em que o Tiago Domingos comprou na Decathlon um disco de "street hockey" o furou e colocou chumbos de pesca lá dentro, jogamos meses e meses com esse fantástico disco!


Contudo em 2007, um impedimento por parte da direcção do Clube Natação da Amadora, não nos permitiu treinar até à semana anterior ao Campeonato Nacional de Vila Franca de Xira!


Foi uma verdadeira loucura, impossivel reunir o pessoal todo para treinar, contactamos todos os antigos praticantes dos primórdios do nosso "futebol aquático", reunimos alguns que se mostraram disponíveis e inscrevemo-nos na competição mesmo no ultimo momento. No meio de tudo isto penso que no total fizemos 2 treinos com 5 pessoas, nunca chegamos a jogar como equipa. Resumindo, jogamos pela primeira vez todos juntos no primeiro jogo do Campeonato Nacional de Vila Franca de Xira!


Seria justo dizer, com todo o respeito que possamos ter pela FPAS, que fomos a primeira equipa de Hóquei Subaquático em Portugal!

11 comentários:

Anónimo disse...

E esta sim... esta é a verdadeira historia.

Anónimo disse...

Isto traz mesmo boas recordações. Algumas ainda estão bem presentes ( cicatrizes ) olololololololol

Anónimo disse...

Eramos os maiores, naquele tempo jogavamos com o cora�o =)

Jo�o Jos�

Anónimo disse...

Que engra�ado, todas as reportagens deram a entender que tinha sido o Carcavelos. Ent�o o clube Carcavelos existe � quantos anos?

Miguel

Anónimo disse...

Com todo o respeito, nem a CNA, nem o GSC, foram os primeiros a jogar hoquei subaquatico em Portugal. Ja em 1998, o Armando Macanita atraves do clube dele, Aquasport, jogou durante um ano este desporto na piscina do Areeiro. Se quiserem entrem em contacto com o Armando e confirmem.
Por isso nao vale a pena fazerem comentarios sem fundamento.

Finalmente, qual e a importancia de quem foram os primeiros a jogar? O que e importante e que este desporto se desenvolva.

Anónimo disse...

A questão é: NÃO FOI O HOQUEI DE CARCAVELOS, porque se assim é o CNA começou 1º e antes do CNA esse senhor que mencionas. Vamos lá parar de mentir ás pessoas.

Anónimo disse...

Um desporto bonito...mas...
Pouco Rigor no desenvolvimento!
Resultado: Nome na Lama.
Responsabilidades?
Todos queremos o melhor pelo desporto e pelo hóquei, mas para isso é necessário valorizar todos os esforços!
Só assim criamos bem estar e dinâmica positiva.

Felicidades para o Hóquei

Parabens a todos os que já fizeram, fazem e pretendem fazer algo pelo Hoquei!

E Pela Apneia em Geral.


Ricardo José

Anónimo disse...

Desculpem mas se forem aos arquivos em vez de falarem sem saber nada disto...
O Foi o Pedro alvares cabral que se iniciou na pratica deste desporto, jogava com a lança do dom quixote, até ao dia em que furou a barriga do sancho pança! A partir dai começou a usar uma colher de sopa. Inicialmente jogava-se com sete jogadores... até pk a 1ª equipa oficial foram os sete anões, treinados pela bruxa má... pk a branca de neve era a dirigente e o principe era o condutor da carroça que os transportava.
Começou-se a usar touca porque a rapunzel lixava o pessoal todo com as suas longas tranças. Começaram a usar barbatanas por causa da ariel, ela levava uma enorme vantagem com a sua barbatana e deixaram de usar uma das mão por causa do nemo e da sua barbatana deficiente! Houve um jogador que quis inovar e usou o nariz... mas não resultou pk foi comido por uma baleia!
Esta é uma parte da história... e apenas o que se passou em portugal... até pk o hoquei foi inventado no burkina faso pelo dalai lama, o pedro apenas o implementou em portugal.

Beijinhos e abraços...

Da próxima vez é que eles vão ver como é que se joga...
ahahahahahah

Anónimo disse...

Eu publicava essa versão... lolololool
Mt bom

Anónimo disse...

È engraçado a nostalgia com que se fala desses treinos, quando hockey subaquatico em portugal é uma coisa com tao poucos anos. Acho que a competitividade entre as equipas é uma coisa boa, quando é de caracter desportivo, mas o que eu vejo de fora desde um ponto de vista totalmente imparcial, é que estao a desgastar miolos em ver quem é o melhor nisto e aquilo, e quem criou o que.
Parece uma verdadeira brincadeira de crianças. As equipas deviam estar mais preocupada com a qualidade física dos vossos atletas, nataçao, apneia, etc, e menos conversa.
Tanta coisa para inserir o hockey sub em portugal e agora andam todos a discutirem quem foi o primeiro. epah.. sejam mais atletas em menos políticos.

Alejandro Mirabal
mirabal1985@hotmail.com

Anónimo disse...

epa epa reparei que estamos quase a chegar as 2000 entradas no blog